ATENÇÃO!


PARA ACESSAR A ANTIGA INSTALAÇÃO DO OJS, UTILIZEM A URL: http://periodicos.unb.br/ojs248

Portal de Periódicos da UnB


O Portal de Periódicos da UnB é um projeto da Biblioteca Central da Universidade de Brasília (BCE) que visa reunir em um único site os periódicos acadêmicos da Universidade que se adequem a critérios preestabelecidos. O Portal utiliza o Sistema Eletrônico de Editoração de Revistas (SEER), um software desenvolvido para a construção e gestão de publicações periódicas eletrônicas. Esta ferramenta contempla ações essenciais à automação das atividades de editoração de periódicos científicos. O SEER foi traduzido e customizado pelo Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT) baseado no software Open Journal Systems (OJS), desenvolvido pelo Public Knowledge Project (PKP), da Universidade British Columbia no Canadá.


CONTATO:


Serviço de Gerenciamento da Informação Digital - GID
Telefones: (61)3107-2687/2688
E-mail: [email protected]

Revistas

  • Revista de Direito da Universidade de Brasília

    A Revista Eletrônica da Faculdade de Direito da Universidade de Brasília (Direito.UnB) foi criada em 2014 e possui periodicidade quadrimestral. A revista está vinculada ao Programa de Pós-graduação em Direito (PPGD-FD) da Faculdade de Direito-UnB. Destina-se a profissionais e pesquisadores de pós-graduação e de graduação do Brasil e do exterior. As áreas de interesse estão vinculados às linhas de pesquisa Sociedade, Conflito e Movimentos Sociais, Constituição e Democracia, Internacionalização, Trabalho e Sustentabilidade, Transformações na Ordem Social e Econômica e Regulação e Criminologia, Estudos Étnicos-raciais e de Gênero. Os artigos devem ser inéditos nos seguintes idiomas: português, inglês, espanhol, ou francês. O objetivo da publicação é difundir artigos científicos que contribuam para o conhecimento na área das Ciências Jurídicas e Sociais no Brasil e no exterior, com viés transdisciplinar. A Revista Direito.UnB está classificada no Qualis/CAPES no extrato C na área do Direito. As submissões são recebidas em fluxo contínuo, conforme os prazos estabelecidos no edital de chamadas.

  • Abya-yala: Revista sobre Acesso à Justiça e Direitos nas Américas

    ABYA-YALA (ISSN 2526-6675) é um periódico acadêmico organizado no âmbito das atividades do Laboratório de Estudos Interdisciplinares sobre acesso à Justiça e direitos nas Américas (Leijus), laboratório este que é desenvolvido a partir do Grupo de Estudos Comparados México, Caribe, América Central e Brasil (MeCACB) da Universidade de Brasília (UnB). O períodico é editado em colaboração com o Centro de Investigaciones y Estudios Superiores en Antropología Social (CIESAS) do México e com a Universidade Federal de Goiás (UFG).  O seu foco está no tema do acesso à justiça e direitos nas Américas, especialmente América Latina, e busca congregar estudos multi e interdisciplinares, teóricos, empíricos e comparativos realizados nos mais diferentes países do continente. 

  • Anuário Antropológico

    Anuário Antropológico é uma revista semestral do Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social da Universidade de Brasília (PPGAS/UnB). Publica artigos originais, ensaios bibliográficos, resenhas, críticas e outros textos de natureza acadêmica que apresentem pesquisas empíricas de qualidade, diálogos teóricos relevantes e perspectivas analíticas diversas. A Revista publica textos em português, inglês, espanhol ou francês.Os artigos selecionados pela comissão editorial são submetidos a pareceristas externos em regime de anonimato.

  • Archai: As Origens do Pensamento Ocidental

    Archai: As Origens do Pensamento Ocidental é uma publicação da Cátedra UNESCO Archai: As Origens do Pensamento Ocidental. É publicada no Brasil (Universidade de Brasília/Annablume) e em Portugal (Imprensa da Universidade de Brasília) em versões impressa e eletrônica em livre acesso. A avaliação dos artigos submetidos é feita pela modalidade blind-review. Archai está catalogada no Web of Science (Thomson Reuters/ESCI), SciELO, L’Année PhilologiquePhilosopher‘s IndexEuropean Reference Index for the Humanities and Social Sciences (ERIH Plus), DOAJPhil BrasilLatindexCengage Learning, Google Schoolar, BASE, Diadorim, PKP Index e no Portal de Periódicos da CAPES. Foi avaliada no último Qualis CAPES com a nota A2 na área de Filosofia. Siga a revista Archai no Facebook.

  • Arquivos do CMD

    ARQUIVOS DO CMD é uma publicação semestral do grupo de Pesquisa Cultura, Memória e Desenvolvimento da Universidade de Brasília. Aceita trabalhos inéditos em publicações na área de ciências sociais, sob a forma de artigos, ensaios e resenhas de livros em ciências sociais. Excepcionalmente pode publicar relatórios de pesquisa, resenhas bibliográficas temáticas e entrevistas. A titulação mínima exigida para os autores é a de mestre. Excepcionalmente serão aceitas colaborações enviadas por mestrandos. Além de trabalhos em português, a revista aceita tambén contribuições em inglês e espanhol.

  • Belas Infiéis

    A revista Belas Infiéis surgiu em 2011 do anseio dos docentes e discentes do recém-criado curso de Pós-Graduação em Estudos da Tradução (POSTRAD), do Departamento de Línguas Estrangeiras e Tradução (LET), da Universidade de Brasília (UnB), em ampliar as oportunidades de difusão do pensamento científico nessa área. Objetiva divulgar artigos científicos relevantes à área, bem artigos traduzidos, traduções literárias, entrevistas,  resenhas de livros que versam sobre Estudos da Tradução, resenhas de traduções, além de “arquivos”. Destina-se aos estudiosos e pesquisadores deste campo do saber, sendo um convite para se aprofundarem nos estudos e compartilharem experiências.

  • Cadernos de Linguagem e Sociedade

    Cadernos de Linguagem e Sociedade (L&S) é um periódico multidisciplinar, de publicação semestral, que objetiva contribuir para a divulgação de pesquisas atuais, originais, consistentes e relevantes para a área dos Estudos do Discurso, com foco nas relações entre linguagem e práticas sociais, políticas, educacionais, culturais.


     

  • Caderno de Squibs: Temas em estudos formais da linguagem

    O Caderno de squibs: Temas em estudos formais da linguagem publica trabalhos na área de Teoria e Análise Linguística com foco em Gramática, Teoria e Análise. Visa dar visibilidade a pesquisas em andamento ou concluídas, desenvolvidas na perspectiva formal da linguagem, por pesquisadores vinculados a instituições de ensino e pesquisa nacionais e internacionais. O Caderno também publica trabalhos apresentados no evento Tardes Gerativas, edição especial do Ciclo de Palestras – Temas em Teoria Gerativa, promovido pelo Laboratório de Estudos Formais da linguagem (Lefog) da Universidade de Brasília. Um squib é definido como um pequeno artigo que argumenta ou discute um conjunto de dados ou uma questão teórica pontual.

  • caleidoscópio: linguagem e tradução

    A revista caleidoscópio: linguagem e tradução publica traduções, artes (poemas, contos, imagens, fotografias, autotraduções), entrevistas, artigos analíticos (traduzidos ou não), resenhas de livros e resenhas de traduções que se relacionem às seguintes áreas de conhecimento: Estudos da Tradução, Literatura, Filosofia, Artes, Antropologia, Sociologia, Linguística e áreas afins cujo foco seja a tradução. 

  • Ciência & Tecnologia Social

    A CTS privilegia temas e problemáticas relacionadas às dimensões culturais, ecológicas, econômicas, sociopolíticas e ambientais presentes nos Estudos da Ciência, Tecnologia, Sociedade,  focalizando detidamente as conexões do conhecimento científico e tecnológico, com o saber fazer presente nos grupos sociais e comunidades (tecnologia social).

  • Círculo de Giz

    A Revista Círculo de Giz é uma publicação científica, eletrônica, semestral, da Universidade de Brasília, dedicada a divulgar e debater vivências, experiências e pesquisas, que auxiliem a compreender e enriquecer o entendimento e as práticas que promovem a interferência mútua entre as relações interpessoais (sociologia clínica, educação, psicologia, filosofia etc) e as artes (artes visuais, música, artes cênicas etc), assim como a produção do conhecimento no amplo campo da socionomia.

  • Das Questões

    A revista Das Questões dedica-se ao pensamento entre a tradução e a invenção. Ela quer trazer à tona o prelúdio às soluções, tanto às extirpadoras quanto às acolhedoras: a hospitalidade ao recalcitrante. A Revista entende que a escrita é um espaço de hospitalidades: a tentativa de abrigar um público que vem, no andor de um nexo feito pelo faro. Ela se move no espaço das questões, reais, virtuais, imaginárias.  A revista acolherá experimentos de escrita que convoquem, provoquem, cuidem de questões, independemente de qualquer compromisso com soluções. Frequentemente, Das Questões é uma revista temática. As chamadas para contribuições são nestes casos em torno de uma questão. Uma questão, entretanto, traduz uma revoada delas e inventa um outro bando delas. Desta proliferação queremos cuidar. 

  • Discursos Contemporâneos em Estudo

    A revista Discursos Contemporâneos em Estudo contempla trabalhos que tenham no discurso, nas práticas, nos eventos e nas estruturas sociais seu eixo central, em relação dialética com os sistemas de crenças e de conhecimentos. Desse modo, as contribuições teóricas que fundamentam os trabalhos publicados em Discursos Contemporâneos em Estudo encontram respaldo primordial no espectro teórico e metodológico da Análise de Discurso Crítica e nas contribuições da Teoria Semiótica Social da Multimodalidade, da Linguística Sistêmico-Funcional e dos Multiletramentos, o que imprime a esta revista um caráter transdisciplinar. Isso significa dizer que também são bem-vindas abordagens feitas no campo de outras Ciências Sociais além da Linguística.

  • Discurso em Cena

    Revista Discurso em Cena é uma iniciativa do Grupo de Estudos e Pesquisa em Linguagem e Análise de Discurso (GEPLAD) e do Programa de Pós-Graduação em Linguística da Universidade de Brasília. O seu principal objetivo é publicar artigos, ensaios, debates, entrevistas, resenhas  em  qualquer língua sobre temas que contribuam para o recrudescimento de debates circunscritos aos objetos texto e discurso, separadamente ou em sua intersecção, e às teorias pertinentes a tais objetos, bem como para a divulgação do conhecimento produzido na área. É dirigida a pesquisadores, profissionais e estudantes das áreas de Linguística, Educação entre outras, seguindo os princípios da interdisciplinaridade.

  • Dor on line

    Edições a partir de Janeiro de 2015 do Dor on line em formato .epub. Para a edição em html, confira nosso sítio:  <www.dol.inf.br. Temos também um mapa conceitual do projeto Dor on line, onde voce encontra vários hiperlinks para nossas seções, alocado no site aprender.ead.unb.br. A equipe Dol pode ser encontrada aqui.

  • Dramaturgias

    A revista Dramaturgias é uma publicação quadrimestral do Laboratório de Dramaturgia (LADI) da Universidade de Brasília, com foco na discussão e produção de eventos cenicamente orientados a partir da ampliação do conceito de dramaturgia.  Nesse sentido, publicam-se artigos originais, foto-ensaios, processos criativos, entrevistas, traduções, textos dramatúrgicos, documentos de pesquisas ou de realizações do LADI e de outras instituições assemelhadas, dossiês temáticos,  materiais de encontros nacionais e internacionais sobre dramaturgia, resenhas, redigidos em português, inglês, espanhol, francês, italiano e alemão.

  • e-Boletim da Física

    O e-Boletim da Física é uma publicação anual organizada pelo Centro Internacional de Física da Matéria Condensada com o apoio dos programas de pós-graduação do Instituto de Física da Universidade de Brasília. Os temas abordam aspectos da física quanto a sua história, elementos de epistemologia, filosofia, ensino e processos de aprendizagem, assim como breves revisões de áreas visando a divulgação científica.

  • Ecolinguística: Revista brasileira de ecologia e linguagem

    ECO-REBEL publicará preferencialmente ensaios que insiram o estudo dos fenômenos da linguagem na visão ecológica de mundo. Isso significa que ela pode cobrir um vasto leque de disciplinas parcelares, começando pela própria linguística, mas também áreas conexas como antropologia, sociologia, psicologia, filosofia, contanto que partam dessa visão ecológica de mundo. Tradicionalmente, a ecolinguística em geral tem se dedicado a temas ambientais, no sentido do ambientalismo. ECO-REBEL, tratará disso também, sobretudo via análise do discurso ecológica, nova maneira de se analisarem discursos que emergiu no seio da linguística ecossistêmica.

  • Espectro da Crítica

    PERIÓDICO EM DESATIVAÇÃO


    A Espectro da Crítica (ISSN 2526-7582) é uma revista interdisciplinar que tem como objetivo discutir o capitalismo contemporâneo. É aberta a publicações de graduandos, pós-graduandos e doutores das diferentes áreas das Ciências Humanas e Sociais, das Letras e das Artes.

  • Estudos de Literatura Brasileira Contemporânea

    Estudos de Literatura Brasileira Contemporânea é uma publicação quadrimestral do Grupo de Estudos em Literatura Brasileira Contemporânea, da Pós-Graduação em Literatura da Universidade de Brasí­lia. A revista tem o compromisso de fomentar o debate crí­tico sobre a literatura contemporânea produzida no Brasil, em suas diferentes manifestações, a partir dos mais diversos enfoques teóricos e metodológicos, com abertura para o diálogo com outras literaturas e outras expressões artí­sticas. Seu conteúdo destina-se, em especial, a pesquisadores, professores e estudantes interessados em literatura brasileira contemporânea.


     

  • História, histórias

    Fundada em 2013, a revista História, histórias é uma publicação do Programa de Pós-Graduação em História da Universidade de Brasília (PPGHIS/UnB). A revista de acesso livre e gratuito publica artigos e resenhas com periodicidade semestral voltados para a disciplina de História e áreas afins, em inglês, francês e espanhol. A revista não cobra taxas dos autores para realizar avaliação, edição e publicação de seus textos. Sua missão é ser um canal relevante de publicação de pesquisas científicas inovadoras geradas no ambiente de pesquisadores da disciplina de História e áreas afins do país e exterior com especial destaque para autores com formação de historiadores. O título abreviado do periódico é hh, que deve ser usado em bibliografias, notas de rodapé, referências e legendas bibliográficas.

  • InSURgência: revista de direitos e movimentos sociais

    A InSURGgência: revista de direitos e movimentos socias, tem por objetivo difundir produção teórica inédita concernente ao tema direitos e movimentos sociais. Com a perspectiva de impulsionar a atividade de pesquisa desenvolvida com, por e para os movimentos sociais, mobilizando pesquisadoras e pesquisadores de todo o Brasil em diversas áreas temáticas, o IPDMS se propõe a criar uma publicação, em formato de periódico internacional, que promova produções teóricas que estejam comprometidas com a construção de conhecimento crítico e libertador sobre o tema dos direitos e dos movimentos sociais, permitindo a elaboração criativa e engajada de análises e interpretações sobre os diversos assuntos que afetam o povo brasileiro e latino-americano.

  • [email protected] - Revista de Estudos em Relações Interétnicas

    A [email protected] de Estudos em Relações Interétnicas é um periódico científico eletrônico, sem fins lucrativos, situado na área da Antropologia, com ênfase em Antropologia das relações interétnicas e raciais, Etnologia indígena, Antropologia política e teoria antropológica, e secundariamente nas demais áreas das Ciências Sociais e Humanidades. A [email protected] acompanha a crescente e intensa atividade dos pesquisadores e estudiosos sobre relações interétnicas e raciais nas Ciências Sociais e áreas afins, contribuindo com a divulgação científica e o diálogo intercultural entre a academia, áreas técnicas que atuam no tema e as sociedades e grupos identitários envolvidos. A missão da [email protected] é divulgar a produção científica sobre as relações interétnicas e raciais, colaborando com a compreensão do tema, facilitando a comunicação entre a academia, técnicos e a sociedade, e o desenvolvimento teórico da Antropologia e das Ciências Sociais.

  • Linhas Críticas

    Linhas Críticas é uma publicação da Faculdade de Educação da Universidade de Brasília e de seu Programa de Pós-Graduação. A partir de 2014 passou a circular somente no formato on line. Avaliada como "B1" pela classificação Qualis/Capes publica artigos inéditos de autores e autoras brasileiros e estrangeiros, que apresentem consistência, rigor e originalidade na abordagem do tema.

  • Meridiano 47 - Journal of Global Studies

    Meridiano 47 - Journal of Global Studies é uma revista do Instituto Brasileiro de Relações Internacionais - IBRI, dedicada a promover a reflexão, a pesquisa e o debate acadêmico sobre os temas da agenda internacional contemporânea. Publica artigos científicos cuja temática se situe na grande área de Relações Internacionais, e mais particularmente sobre Política Internacional, Política Externa, Economia Internacional, Instituições e Regimes Internacionais, História das Relações Internacionais e da Política Externa e sobre questões envolvendo áreas geográficas e países.


     

  • METAgraphias

    METAgraphias é uma publicação eletrônica que tem por intenção questionar o limite entre o registro e a sua interpretação; entre a linguagem e o discurso; entre o comunicado e o compreendido; entre o indizível e o silêncio.

  • Mundo do Trabalho Contemporâneo

    A revista Mundo do Trabalho Contemporâneo tem por objetivo abrir um espaço de discussão e reflexão acerca das questões centrais do mundo do trabalho atual, com especial atenção para temas como as relações de trabalho na contemporaneidade, a economia solidária, educação e trabalho, avaliação de políticas públicas. A Revista possui caráter inter e multidisciplinar e interinstitucional, valorizando a cooperação entre grupos vinculados a diferentes instituições e áreas do conhecimento. Nos propomos a publicar textos elaborados por pesquisadores, membros da comunidade acadêmica, gestores públicos que atuam em políticas públicas de trabalho, educação e economia solidária, representantes de empreendimentos econômicos solidários, movimentos sociais, sindicatos e centrais sindicais. Serão muito benvindas as produções em conjunto entre pesquisadores da universidade e outros atores sociais externos à academia. O caráter técnico-científico da revista será assegurado pelo processo de avaliação por pares e revisão cuidadosa dos textos.

  • Museologia & Interdisciplinaridade

    Ligada ao curso de Museologia, a Revista Museologia & Interdisciplinaridade, vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade de Brasília, é uma publicação eletrônica de caráter exclusivo acadêmico-científico semestral, dedicada a divulgar e debater artigos, pesquisas e enfoques que enriqueçam a produção do conhecimento no amplo campo da Museologia. Voltada a dialogar com diferentes área do co nhecimento que pesquisam problemas concernentes e transversais à Museologia. A revista aceita artigos, traduções, entrevistas e resenhas de livre tema, bem como artigos para dossiês temáticos, organizados por professores e pesquisadores convidados pela Comissão Editorial e/ou Editor -Chefe. Qualis Capes - 2016: B1 - Artes; B2 - História; B3 - Ciência da Informação; B4 - Antropologia; B5 Arquitetura

  • Música em Contexto

    A Revista MÚSICA EM CONTEXTO é uma publicação do Programa de Pós-Graduação em Música da Universidade de Brasília, que tem como objetivo divulgar trabalhos inéditos de caráter científico na área de música, dirigidos ao desenvolvimento prático-teórico do saber musical. Os artigos devem ter como orientação a visão de música como um fenômeno humano e social, que relaciona objetos de estudo às suas discussões conceituais sob ótica contextualizada e atualizada.

  • Noctua

    REVISTA DESATIVADA - revista Noctua, desde sua publicação, busca ser um espaço de divulgação de colaborações de graduandos da área de História e áreas afins. Para tanto, foi necessária a paralisação de suas atividades para um processo de atualização, ainda em processo, para otimizar e facilitar o acesso de suas publicações e colaborações para o meio acadêmico.

  • Paranoá: cadernos de arquitetura e urbanismo

    A Paranoá é um periódico científico mantido pelo Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo da Universidade de Brasília que publica trabalhos de pesquisa inéditas dentro de um escopo multidisciplinar das diferentes áreas acadêmicas da Arquitetura e Urbanismo, incluindo: Projeto e Planejamento;Teoria, História e Crítica; Tecnologia, Ambiente e Sustentabilidade. A Paranoá não cobra taxas sobre submissão, processamento e disponibilização dos artigos.

  • Participação

    Publicada semestralmente pelo Decanato de Extensão da Universidade de Brasília (DEX-UnB), a revista Participação tem como objetivo editar um periódico científico de qualidade, ampliar o diálogo da Universidade com a sociedade e fortalecer a extensão universitária como alicerce da produção acadêmica. Para tanto, tem interesse na publicação de artigos de desenvolvimento teórico, teórico-empíricos e relatos de experiência decorrentes de reflexões sob diferentes perspectivas acerca da extensão universitária e de atividades, ações projetos e programas de extensão desenvolvidos por docentes, coordenadores(as) de extensão, discentes e técnicos-administrativos. 

  • PatryTer

    PatryTer - Revista Latinoamericana e Caribenha de Geografia e Humanidades - publica resultados de investigações inéditas e claramente comprometidas, teórico e metodologicamente, com a dinâmica contemporânea de territórios urbanos e rurais, bem como de áreas "naturais", em processo de patrimonialização, na América Latina e Caribe. Reúne artigos de base disciplinar e interdisciplinar não restritos a estudos de caso, mas que fomentem, epistemologicamente, o debate latinoamericano sobre os processos urbanização, reprodução do campo e da natureza, face à patrimonialização; processos redefinidores de dinâmicas materiais e simbólicas inerentes à vida espacial no continente.

  • Periódico Eletrônico Geobaobas

    O Periódico Eletrônico Geobaobás do Projeto GEOAFRO junto ao CIGA-GEA e em parceria com o Instituto BAOBÁS e o Portal de Periódicos da Biblioteca Central da UnB, tem como função básica publicar relatórios, dossiês e registros consubstanciados das pesquisas já desenvolvidas e em desenvolvimento do Projeto Geografia Afrobrasileira: Educação & Ordenamento do Território (Projeto GEOAFRO). Os textos a serem publicados deverão estar relacionados as temáticas dos estudos geográficos e cartográficos de matriz africana e afrobrasileira e de outros países.

  • Périplos: Revista de Estudos sobre Migrações

    PÉRIPLOS. Revista de Pesquisa sobre Migrações é um projeto editorial do grupo de Trabalho CLACSO Migração Sul-Sul que tem como objetivo principal gerar um espaço de discussão, reflexão e debate em nosso âmbito regional latino-americano no campo dos estudos migratórios internacionais e internos. Esta revista promove a publicação de pesquisas desde uma perspectiva crítica, que contemplem os fluxos migratórios Sul-Norte, Sul-Sul e Norte-Sul. Esta nova revista aspira a excelência acadêmica. Por esse motivo, selecionou-se um Comitê Científico Internacional especialistas na temática das migrações. O Conselho Editorial é formado pelos membros do GT CLACSO Migração Sul-Sul. PÉRIPLOS. Revista de Pesquisa sobre Migrações em sua qualidade de revista de pesquisa científica com árbitros, publicará trabalhos inéditos em forma de artigos, notas de reflexão e linhas de pesquisa em curso, com periodicidade semestral. 

  • PHAINE: Revista de Estudos sobre Antiguidade

    A Revista Phaine resulta de uma preocupação hermenêutica em reler a Antiguidade Greco-Romana a partir de uma perspectiva transdisciplinar. A complexidade cultural deste vasto período histórico, incompatível com a moderna divisão escolástica dos saberes, coloca, pois, como imperativo metodológico uma reinterpretação não só constante e nunca terminada, como também descentrada. O projeto nasceu do alinhamento de membros do grupo internacional de pesquisa Cátedra UNESCO Archai que reúne, entre outros, jovens pesquisadores dos cursos de História, Filosofia e Letras da UnBPhaine apresenta-se como um projeto inovador que tem como principal objetivo criar, na comunidade acadêmica, uma plataforma de divulgação científica interdisciplinar dedicada a alunos de graduação e pós-graduação.

  • Physicae Organum - Revista dos Estudantes de Física da UnB

    Physicae Organum - Revista dos Estudantes de Física da UnB é uma revista criada por alunos e professores com a finalidade de promover um espaço de publicação de artigos em Física, resenhas de livros, traduções, e outras possíveis produções relativas à Física. A Physicae Organum pretende ser uma publicação semestral, disponibilizada em meio virtual.

  • PÓLEMOS – Revista de Estudantes de Filosofia da Universidade de Brasília

    A PÓLEMOS – Revista de Estudantes de Filosofia da Universidade de Brasília é uma revista mantida pelo corpo discente e docente, com a finalidade de promover um espaço de publicação de artigos filosóficos, resenhas de livros, traduções, e outras possíveis produções de cunho filosófico.

  • Pós - Revista Brasiliense de Pós-Graduação em Ciências Sociais

    Pós – Revista Brasiliense de Pós-Graduação em Ciências Sociais é um periódico eletrônico, com periodicidade semestral, destinado a divulgar e a ampliar, para estudantes, pesquisadoras e pesquisadores em geral, o campo de circulação e o debate de pesquisas no âmbito das Ciências Sociais. É organizada por estudantes de pós-graduação das unidades que constituem o Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Brasília (ICS-UnB), a saber: Departamento de Antropologia (DAN), Departamento de Sociologia (SOL) e Centro de Pesquisa e Pós-Graduação sobre as Américas (CEPPAC).

     
  • Psicologia: teoria e pesquisa

    Psicologia: Teoria e Pesquisa publica trabalhos originais vinculados a quatro grandes áreas temáticas: (a) Ciências do Comportamento e Neurociências; (b) Psicologia do Desenvolvimento e Escolar; (c) Psicologia Clínica e Cultura; e (d) Psicologia Social, do Trabalho e das Organizações. Os manuscritos devem se enquadrar nas seguintes categorias: Estudos empíricos, revisão da literatura, artigos teóricos, artigos metodológicos, relato de experiência profissional, comunicação breve, carta ao editor, nota técnica e resenha. Notícias também podem ser publicadas, a critério do Editor.

  • Revista Água Viva

    A Revista Água Viva (RAV), ISSN 1678-7471, é uma publicação semestral até 2018 e quadrimestral a partir de 2019, de fluxo contínuo, dos discentes da Pós-Graduação em Literatura da Universidade de Brasí­lia. A RAV tem o compromisso de desenvolver o debate crí­tico sobre Literatura, em suas diferentes manifestações, a partir dos mais diversos enfoques teóricos e metodológicos, com abertura para o diálogo com outras expressões artí­sticas.

  • Revista Brasileira de Bioética

    A RBB publica artigos relativos à área da bioética, especialmente focando na sua fundamentação epistemológica, e nas situações persistentes e emergentes que estuda esta disciplina. A Revista Brasileira de Bioética [ISSN 1808-6020], por meio da publicação de artigos originais, busca divulgar a produção científica da Bioética brasileira e latino-americana, visando assim contribuir para a construção de uma visão cada vez mais contextualizada, madura e sempre plural da bioética. É uma publicação da Sociedade Brasileira de Bioética. Desde sua criação, no início de 2005, a edição da RBB é feita sob a coordenação e responsabilidade da Cátedra Unesco de Bioética da Universidade de Brasília, que trabalha em conjunto com um grupo de Editores Associados e um Conselho Editorial, composto por pesquisadores da área.

  • Revista Brasileira de Ciência Política

    A Revista Brasileira de Ciência Política, publicada pelo Instituto de Ciência Política da Universidade de Brasília, busca publicar estudos sobre o fenômeno da política­ que partam de diferentes perspectivas teóricas e metodológicas e que tenham em comum o compromisso com o rigor metodológico e a capacidade de estimular a pesquisa na área.

  • Revista Brasileira de Filosofia da Religião

    A Revista Brasileira de Filosofia da Religião tem como objetivo a divulgação de textos de filosofia – elaborados de forma sistemática ou com base na história do pensamento – sobre o problema religioso ou a questão de Deus. Os temas incluem questões como transcendência, liberdade, mal, racionalidade da crença religiosa, volta da fé ao espaço público, ateísmo, relação entre religião e ciência, entre outros. A revista se caracteriza pela abordagem pluralista em termos de métodos de reflexão (fenomenológico, analítico, histórico, dialectico, hermenêutico, etc.), fomentando o diálogo frutífero entre as diferentes perspectivas filosóficas sobre a religião.

  • Revista Brasileira de Linguística Antropológica

    Revista Brasileira de Linguística Antropológica (RBLA) é uma revista semestral, publicada pelo Laboratório de Línguas Indígenas, Instituto de Letras da Universidade de Brasília. Fundada em 2009 por Aryon Dall'Igna Rodrigues e Ana Suelly Arruda Câmara Cabral, a revista visa ser um fórum frutífero para os estudos acadêmicos sobre as línguas e culturas dos povos nativos das Américas, com foco especial no continente sul-americano. Seus principais interesses são artigos, relatórios de pesquisa, diários de campo, ensaios bibliográficos e recensões de estudos linguísticos que enfatizem a interface entre língua e cultura em uma perspectiva descritiva ou histórica. A revista publica estudos sobre línguas e culturas nativas, entre os quais, léxico, fonologia, gramática, sistemas e campos semânticos, classificações culturais de plantas e animais, etnogeografia, etno-história, onomástica, sistemas de parentesco, pré-história linguística e cultural, genética humana, contato de línguas, processos de obsolescência e de revitalização linguística, análises de texto e de discurso, artes verbais, linguagem ritual e expressões linguísticas de distinções de gênero. Estudos sobre interpretações e discussões de material de arquivo, documentos históricos editados e contribuições à história do campo da linguística antropológica são também bem vindos . RBLA é uma revista semestral, publicada pelo Laboratório de Línguas Indígenas, Instituto de Letras da Universidade de Brasília. 

  • Revista Calundu

    A Revista Calundu é uma publicação acadêmica semestral on-line do Calundu – Grupo de Estudos sobre Religiões Afro-Brasileiras, que apresenta trabalhos escritos (artigos, resenhas de livros e textos extensionistas), com a temática afrorreligiosa/calunduzeira.

  • Revista Cenário

    A Revista Cenário é uma revista científica que publica artigos inéditos sobre a dinâmica contemporânea de Turismo, Hospitalidade, Lazer e Gastronomia em seus estudos interdisciplinares.


    A proposta originária desta revista nasce no seio do grupo de pesquisadores do Programa de Mestrado em Turismo, do Centro de Excelência em Turismo, da UnB, no ano de 2013. Resultado do debate estabelecido sobre a importância de publicizar as pesquisas realizadas na área de concentração do programa como ampliar o impacto das produções expressas pelas dissertações de mestrado produzidas. Soma-se a essas intenções o pequeno número de periódicos existentes na área de Turismo, Hospitalidade, Lazer e Gastronomia que desse vazão as inúmeras produções científicas realizadas.


    Ainda, entendemos que o conteúdo da revista deve ser disponibilizado livre e gratuitamente, tendo em vista o fato de que o acesso à informação é um direito fundamental que não deve estar sujeito a nenhum tipo de limitação e que o livre acesso permite e estimula uma maior democratização do conhecimento. A Revista Cenário não veiculará conteúdos racistas, sexistas, homofóbicos, de cunho preconceituoso ou que firam a integridade das pessoas.

  • Revista Cerrados

    A Revista Cerrados configura-se como um veículo de divulgação do pensamento teórico literário, publicada semestralmente pelo Programa de Pós-Graduação em Literatura da UnB.

  • Revista de Biblioteconomia de Brasília

    A revista recupera o acervo impresso da Revista de Biblioteconomia de Brasília (RBB), criada em 1973, editada pelo CID com a Associação dos Bibliotecários do Distrito Federal (ABDF).

  • Revista de Design, Tecnologia e Sociedade

    A Revista de Design, Tecnologia e Sociedade é um periódico acadêmico que tem como objetivo estimular e divulgar estudos teóricos, práticos, históricos, críticos, estéticos e éticos na área do design e sua relação com tecnologia, cultura, educação, governo e sociedade. A Revista de Design, tecnologia e sociedade procura publicar estudos originais nacionais e internacionais voltados ao design de informação, design de interação, design de produto, design de serviço e design sustentável, entre outros.

  • Revista de Direito, Estado e Telecomunicações

    A Revista de Direito, Estado e Telecomunicações da UnB tem por missão a publicação de artigos sobre telecomunicações e comunicações de qualquer espécie com enfoque em política pública e regulação dos serviços e direitos de comunicação, serviços e direitos de telecomunicações, serviços e direitos apoiados na internet, tais como o direito à comunicação, de publicar, de intercâmbio privado, de conceber plataformas de comunicação, e outros temas correlatos, como privacidade, propriedade intelectual, acesso universal, convergência, regulação de satélite, órbita e espectro de radiofrequências, outorga de telecomunicações, desenho regulatório, agências independentes, desregulação, comércio eletrônico, big data, neutralidade de rede e assim por diante, com ênfase em experiências nacionais e internacionais a partir de teorias jurídico-regulatórias. A RDET está aberta para submissões de artigos em português, inglês ou espanhol durante todo o ano. Somente são aceitos artigos originais, que devem ser submetidos exclusivamente por este sítio eletrônico do Núcleo de Direito Setorial e Regulatório da Faculdade de Direito da Universidade de Brasília, que adota o método de revisão duplo cego por pares, apoiado nos critérios de qualidade do conteúdo (10%), relevância teórica ou prática (10%), originalidade (10%), adequação à temática da Revista (10%), apresentação do trabalho (10%), recomendação geral do especialista revisor (50%). Não há cobrança de valores pelo processo de avaliação, submissão ou publicação dos artigos. Os autores mantêm os direitos autorais e de publicação de seus artigos sem restrições. A Revista adota o formato ABNT NBR (Associação Brasileira de Normas Técnicas) para citações e referências bibliográficas e o modelo de resumos estruturados, mediante clara indicação do propósito, metodologia/abordagem/design, resultados, implicações práticas e originalidade/relevância do artigo. As palavras-chave devem refletir o real conteúdo do artigo, limitadas a cinco descritores, e conforme norma ABNT NBR 6028. Para submeter seu artigo, clique, no menu direito em Informações para Autores.

  • Journal of Law and Regulation

    A Revista de Direito Setorial e Regulatório da UnB tem por missão a publicação de artigos sobre fenômenos setoriais e regulatórios sob o enfoque exclusivamente jurídico ou interdisciplinar, alcançando todos os temas de interesse dos diversos setores regulados, tais como saneamento, educação, saúde, energia, recursos naturais, telecomunicações, radiodifusão, transportes terrestres, transportes marítimos, navegação de cabotagem, navegação interior, aviação civil, sistema financeiro, infraestrutura aeroportuária, produção agrícola, produção industrial, entre outros, com ênfase na análise de bases empíricas setoriais nacionais e internacionais a partir de teorias regulatórias.
    A Revista de Direito Setorial e Regulatório está aberta para submissões de artigos em português, inglês, espanhol, francês ou italiano durante todo o ano.
    Somente são aceitos artigos originais, que devem ser submetidos exclusivamente por este sítio eletrônico do Núcleo de Direito Setorial e Regulatório da Faculdade de Direito da Universidade de Brasília, que adota o método de revisão duplo cego por pares, apoiados nos critérios de qualidade do conteúdo (10%), relevância teórica ou prática (10%), originalidade (10%), adequação à temática da Revista (10%), apresentação do trabalho (10%), recomendação geral do especialista revisor (50%). A Revista não cobra pelo processamento, envio ou publicação dos artigos. A Revista adota o formato ABNT NBR (Associação Brasileira de Normas Técnicas) para citações e referências bibliográficas e o modelo de resumos estruturados, mediante clara indicação do propósito, metodologia/abordagem/design, resultados, implicações práticas e originalidade/relevância do artigo. As palavras-chave devem refletir o real conteúdo do artigo, limitadas a cinco descritores, e conforme norma ABNT NBR 6028.


    Para submeter seu artigo, clique aqui.

  • Revista Eletrônica: Tempo - Técnica - Território / Eletronic Magazine: Time - Technique - Territory

    Contribuir para a institucionalização das comunidades científicas brasileiras e brasilienses, assim como de contribuições internacionais, por meio da divulgação do conhecimento produzido nessa área, bem como promover o intercâmbio, o debate teórico e empírico entre autores e leitores do conhecimento divulgado, e contribuir para o aumento da produção de conhecimento de Cartografia Aplicada e de Estudos Geográficos, assim como, de áreas afins. Terá contribuições científicas inéditas, com artigos de caráter empírico e ensaios teóricos, com textos relevantes, ou seja, que apresente alguma contribuição para o avanço do conhecimento científico e/ou para aplicação prática e tenha sido elaborado com rigor científico.


     
  • Revista Eletronica Gestão & Saúde

    Órgão oficial de divulgação científica do Núcleo de Estudos em Educação, Promoção da Saúde e Projetos Inclusivos – NESPROM do Centro de Estudos Avançados Multidisciplinares – CEAM da Universidade de Brasília. Missão: promover a disseminação do conhecimento científico nas áreas de enfermagem, gestão e políticas de saúde através da publicação arbitrada de artigos que contribuam para a expansão destas áreas e para a fundamentação das atividades dos profissionais. 

  • Revista Estética e Semiótica

    A Revista Estética e Semiótica – RES um é periódico desenvolvido pelo Núcleo de Estética, Hermenêutica e Semiótica – NEHS  do Programa de Pesquisa e Pós Graduação da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de Brasília – PPG-FAU/UnB e constitui um espaço de colaboração e fomento à produção científica. O objetivo é refletir a partir da estética, hermenêutica, semiótica e sua crítica, focando seus processos e resultados, sobre as criações do mundo cultura, arte e arquitetura. Considera-se, então, o caráter transdisciplinar da RES passando pela filosofia, sociologia, literatura e comunicação como interesses principais do periódico. A RES é um periódico semestral organizado pela equipe editorial de colaboradores e pareceristas ad hoc responsáveis pela publicação de trabalhos inéditos na forma de artigos, projetos, resumos, traduções, resenhas, fotografias, contos, críticas, entrevistas e matérias.

  • Revista de Estudos e Pesquisas sobre as Américas

    Revista de Estudos e Pesquisas sobre as Américas (ISSN 1984-1639) é uma publicação quadrimestral do Departamento de Estudos Latino-Americanos (ELA) da Universidade de Brasília (UnB), que aceita trabalhos no formato de ensaios ( textos livres que incluam a discussão das Ciências Sociais Latino-americana de assuntos específicos), revisões críticas (da literatura relativa a assuntos de interesse para o desenvolvimento das Ciências Sociais Latino-Americanas) e estudos teóricos (análises e discussões teóricas e empíricas  que contribuam para a compreensão dos modelos existentes e suscitem elaborações de hipóteses para futuras pesquisas) sob a forma de artigos originais e inéditos produto de pesquisas realizadas por pesquisadores com consolidada trajetória acadêmica e dentro do foco e escopo do periódico.  



    A revista prioriza a publicação submetida por autoras e autores com títulação mínima de doutorado. Para autores e autoras que não possuem tal titulação, recomenda-se que o artigo seja redigido e assinado em co-autoria com a orientadora ou orientador da dissertação ou tese. A revista também aceita resenhas de livros e entrevistas. Os trabalhos podem ser submetidos em qualquer época do ano em português, espanhol e inglês (poderão ser publicados também em outras línguas a critério do comitê editorial).
    A Revista tem como Missão contemplar o debate teórico e metodológico de trabalhos sobre: i - a discussão dos grandes temas e problemas que caracterizam as Ciências Sociais na e sobre as Américas; ii - a ênfase nos estudos comparativos e interdisciplinares; e iii - análises empíricas sobre os grandes temas sociais, políticos, econômicos relativos às três Américas.

  • Revista de Filosofia Moderna e Contemporânea

    Revista de Filosofia Moderna e Contemporânea (RFMC) foi idealizada em 2012 por um grupo de professores do Departamento de Filosofia da Universidade de Brasília (UnB), cujos interesses de pesquisa convergem para a interpretação e o debate dos pressupostos e dos desdobramentos históricos da tradição filosófica iniciada por volta do século XVI, centrada na discussão das faculdades do sujeito, dos modelos de organização política e social, dos valores e normas de conduta, assim como da natureza do belo e dos fundamentos da arte. Desde 2017, a Revista está oficialmente vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Filosofia (PPGFIL) da UnB. Revista recebe novas contribuições a todo momento, em fluxo contínuo.


     

  • Revista Desempenho

    A Revista Desempenho é uma publicação semestral de divulgação científica e tecnológica dos discentes do Programa de Pós-Graduação de Linguística Aplicada (PGLA) da Universidade de Brasília (UnB). A comissão editorial foca na consolidação de um espaço coerente e sólido para a disseminação de conhecimento sistematizado, por intermédio de trabalhos inéditos, sob a forma de artigosresenhastraduções, que sejam elaborados por pesquisadores da área de Linguística Aplicada.

  • Revista do CEAM

    Revista do CEAM é um periódico científico semestral editado pelos Programas de Pós-Graduação do Centro de Estudos Avançados Multidisciplinares (CEAM) da Universidade de Brasília (UnB) no Brasil. Tem por missão publicar trabalhos acadêmicos originais e interdisciplinares relacionados às Ciências Sociais, notadamente Cidadania, Cooperação Internacional, Desenvolvimento, Direitos Humanos e Sociedade, que contribuam para o aprimoramento teórico, metodológico e/ou empírico da área.

  • Revista do Professor de Física

    A Revista do Professor de Física é uma publicação quadrimestral voltada para o Ensino de Física. Sua missão precípua é a divulgação de trabalhos que possam contribuir positivamente no processo de ensino de temas de Física tanto no Ensino Médio e Fundamental, quanto no Ensino Superior.

  • Revista dos Estudantes de Direito da UnB

    Disponível desde 1996, a Revista dos Estudantes de Direito da Universidade de Brasília (RED|UnB) é uma revista científica de periodicidade anual, cujo propósito está na publicação e divulgação de diversos trabalhos que exponham reflexões pertinentes à compreensão do Direito. Com isso, objetiva-se incentivar a produção acadêmica e divulgar conteúdos relevantes para a formação crítica e interdisciplinar do estudante, especialmente na Universidade de Brasília. Composta por um Conselho Diretor integrado por graduandos de Direito, a RED|UnB  busca desenvolver a cultura editorial discente dentro da Universidade de Brasília, fundada nas diretrizes de independência, criatividade, inteligência e atualidade.

  • Revista dos Estudantes de Públicas - REP

    É um periódico semestral voltado à publicação de resenhas bibliográficas e artigos científicos inéditos, resultantes de pesquisas sobre temas vinculados ao campo de públicas, analisado desde um ponto de vista multidisciplinar, cujo propósito comum seja contribuir para o aprimoramento da gestão das instituições de interesse público.

  • Revista em Gestão, Inovação e Sustentabilidade

    A Revista em Gestão, Inovação e Sustentabilidade (ReGIS), editada pelo Centro de Pesquisa em Gestão, Inovação e Sustentabilidade (CPGIS) da Faculdade de Administração, Economia e Contabilidade da Universidade de Brasília é um periódico eletrônico – com acesso livre online – com números publicados em fins de junho e dezembro de cada ano. ReGIS tem como missão publicar textos originais, baseados em pesquisas interdisciplinares.

  • Revista Ibero-Americana de Ciência da Informação

    A Revista Ibero-Americana de Ciência da Informaçã (RICI) é um periódico científico editado pela Faculdade de Ciência da Informação (FCI) da Universidade de Brasília (UnB) no Brasil por meio do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação. No sistema de Periódicos Qualis da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) está atualmente classificada como B1 na área de Ciências Sociais Aplicadas I (2015).

  • Revista Interdisciplinar de Pesquisa em Engenharia

    A Revista Interdisciplinar de Pesquisa em Engenharia - RIPE - abrange trabalhos científicos desenvolvidos por pesquisadores atuantes nas diversas áreas de Engenharia e afins, notadamente em temas voltados para o desenvolvimento de tecnologias.

  • Revista Horizontes de Linguistica Aplicada

    A Revista Horizontes de Linguística Aplicada, fundada em 2002, publicação semestral mantida pelo Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada do Departamento de Línguas Estrangeiras e Tradução da Universidade de Brasília, tem por objetivo divulgar textos inéditos na área de concentração de ensino e aprendizagem de línguas.

  • Revista Letra Capital

    Letra Capital publica trabalhos acadêmicos originais e inéditos em português, inglês ou espanhol, nas áreas de Teoria e Análise Linguística e Linguagem e Sociedade.

  • Revista Negativo

    PERIÓDICO DESATIVADO
    Negativo é uma revista multidisciplinar que pretende discutir temas e questões contemporâneas relacionadas ao cinema e às artes e suas possíveis interfaces com a filosofia, compreendendo a última como uma tradição indisciplinada que, a despeito das divisões históricas (e correntes) em campos específicos de conhecimento, insiste em questioná-las, quando não aboli-las. Por essa razão, a revista aposta no diálogo entre áreas, e entre especialistas e não-especialistas, e milita para a constituição de espaços de reflexão nos quais o conhecimento e os interesses não se encerrem em compartimentos estanques, sejam eles materiais e palpáveis, como páginas impressas e departamentos universitários, sejam eles virtuais ou imaginários, como revistas online e linhas de pesquisa. Tendo periodicidade semestral, a revista propõe-se a publicar artigos originais, bem como ensaios, resenhas, entrevistas, traduções e artigos de crítica.

  • Revista Perspectivas do Desenvolvimento

    A Revista Perspectivas do Desenvolvimento: um enfoque multidimensional é uma publicação semestral de iniciativa do corpo discente do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento, Sociedade e Cooperação Internacional do Centro de Estudos Avançados e Multidisciplinar da Universidade de Brasília (PPGDSCI/CEAM/UnB). Seu objetivo é oferecer ao mundo acadêmico, aos pensadores e aos policy-makers análises interdisciplinares, promovendo o intercâmbio sobre o Desenvolvimento, a partir da diversidade de olhares que o tema suscita. A abordagem proposta transcende a dimensão econômica, fomentando o debate a partir das várias interfaces trazidas pelas ciências humanas, exatas, biológicas e afins.

  • Revista Sul-Americana de Filosofia e Educação (RESAFE)

    A Revista Sul-Americana de Filosofia e Educação (RESAFE) é um periódico semestral da Universidade de Brasília (UnB). As interfaces entre filosofia e educação são o alvo de nossos olhares nesta revista. Nosso objetivo é multiplicar olhares, trazê-los para a discussão, multiplicar discussões e reflexões que enriqueçam os trabalhos sobre educação e filosofia.

  • Revista Textos Graduados

    A Revista Textos Graduados é a revista da Graduação em Ciências Sociais da Universidade de Brasília que existe desde 1995 e que, agora, apresenta-se em novo formato. A Textos Graduados intenta fomentar um espaço que contemple produções de diferentes cursos e de quaisquer instituições universitárias do Brasil e do exterior, estimulando a valorização e produção de novos trabalhos.


    Em termos gerais, a cada edição da revista, buscar-se-á  o incentivo a um espaço que contemple a produção plural e interdisciplinar, como também uma maior comunicação de ideias, posições científicas e político-ideológicas que possibilitem maior proximidade entre os/as alunos/as de diferentes estágios de formação.


    Recebemos trabalhos em formato de artigos, resenhas de livros e filmes, entrevistas, ensaios textuais e fotográficos, relatórios de pesquisa que sejam relacionados às áreas de humanidades em diálogo com Sociologia, Antropologia e Ciência Política.

  • Revista VIS: Revista do Programa de Pós-Graduação em Arte

    A Revista VIS, vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Arte da Universidade de Brasília, é um publicação acadêmico- científica semestral, dedicada a divulgar e debater artigos, pesquisadas e enfoques que enriqueçam a produção do conhecimento devotado às artes visuais e às artes cênicas. Para isso, a publicação busca dialogar com diferentes áreas de conhecimento, buscando colaborar para o aprimoramento de pesquisadores, educadores e estudantes. A revista aceita artigos para dossiês temáticos, organizados por professores convidados pelo Programa de Pós-Graduação, sob inteira responsabilidade desses, e a convite da Equipe Editorial,  bem como, fora dos dossiês, artigos, traduções, entrevistas e resenhas que abordem qualquer tema ligado à produção artística. Publicamos exclusivamente textos em português, inglês ou espanhol.

  • Revista XIX

    Revista XIX: artes e técnicas em transformação é um veículo de divulgação de conhecimentos, nacional e internacional, que almeja fomentar a discussão do Oitocentismo no Brasil e no mundo, bem como suas consequências e interpretações posteriores.  Publica, em línguas portuguesa e francesa, artigos, ensaios e traduções que versem sobre o multifacetado século XIX, fulcral para a compreensão da contemporaneidade.

  • RP3 - Revista de Pesquisa em Políticas Públicas

    A RP3 - Revista de Pesquisa em Políticas Públicas é uma publicação semestral que tem como foco discutir e refletir o estado da arte nas áreas de Políticas Públicas, Gestão de Políticas Públicas e de Política de Ciência, Tecnologia e Inovação. A Revista é direcionada à Comunidade acadêmica nacional e internacional e a formuladores e Gestores de Políticas Públicas.

  • Savannah Journal of Research and Development

    Savannah Journal of Research and Development é uma revista eletrônica editada semestralmente pela Universidade de Brasília. Destina-se aos pesquisadores que atuam nas áreas de Ciência e Tecnologia de Alimentos, Engenharia Agrícola, Engenharia Florestal, Gestão do Agronegócio, Manejo do Solo e da Água, Produção Animal, Produção Vegetal, Saúde Animal e tem como missão divulgar o conhecimento técnico-científico de interesse da academia e comunidade científica, bem como da sociedade civil.

  • SER Social

    A Revista Ser Social destina-se à publicação de trabalhos científicos nacionais e internacionais sobre assuntos atuais e relevantes no âmbito da Política Social, do Serviço Social, áreas afins e suas relações interdisciplinares.
    Cada edição da SER Social focaliza uma unidade temática, previamente definida pelo Colegiado da Pós-Graduação em Política Social do SER/IH/UnB, tendo em vista sua importância dentro do contexto social contemporâneo. Periodicamente são divulgadas chamadas temáticas com datas de submissão específicas.
    Além de trabalhos sobre a temática específica do fascículo, a revista publica artigos de temas livres, mas pertinentes ou afins à política social, recebidos mediante fluxo contínuo.
    A Revista SER Social está classificada no estrato A2 do sistema Qualis Capes.

  • Sociedade e Estado

    Sociedade e Estado destina-se a publicação de trabalhos científicos originais na área de Ciências Sociais. A Sociedade e Estado vem sendo editada pelo Departamento de Sociologia da Universidade de Brasília desde de 1986. Neste período foram publicados trabalhos originais relacionados às Ciências Sociais enquadrados nas seguintes categorias: estudos teóricos, revisões críticas de literatura, relatos de pesquisa, notas técnicas, resenhas e notícias.

  • Sustentabilidade em Debate

    Sustentabilidade em Debate visa publicar textos originais, baseados em pesquisa interdisciplinar, capazes de alcançar forte impacto sobre os estudos conduzidos nos campos do desenvolvimento sustentável e nas políticas da sustentabilidade, em escala global.

  • Temporal - prática e pensamento contemporâneos

    REVISTA EM PROCESSO DE DESATIVAÇÃO


    O primeiro número da Revista Temporal - prática e pensamento contemporâneo traz a público uma tentativa de atritar materiais diversos às tramas conceituais, expondo, sem descurar do cuidado filológico exegético, a filosofia a questionamentos mais amplos, a materiais heterogêneos, impuros. Como primeira experiência, pode parecer que não nos distanciamos tanto quanto queríamos de uma publicação padrão para a área, ou para as diversas áreas acadêmicas, sucumbindo, mais uma vez, à clausura do especialista, com artigos cujos diálogos só podem ser contrapostos entre si de forma externa a cada argumentação. As dificuldades eram e são evidentes, em um momento em que, ao declínio da figura do intelectual, muitas vezes algo generalista, sobrepõe-se o domínio do especialista, geralmente hermético e fechado no seu circuito. Mas, não perder de vistas a carpintaria silenciosa do conceito, não avançar por sobre o trabalho cinzento do filólogo, também é um modo de escapar às facilidades de um pensamento estéril, de romper os limites impostos por um agenciamento quantitativo estranho aos movimentos construtivos da reflexão. Talvez, dessa insistência em pôr-se à disposição, dessa dificuldade intrínseca ao fazer filosofia como ciência rigorosa, possa surgir um outro espaço. 

  • Traduzires

    PERIÓDICO DESATIVADO


    Traduzires é um veículo de divulgação do pensamento teórico sobre a tradução, assim como de questionamentos ligados à prática tradutória. Publicada semestralmente pelo Programa de Pós-Graduação em Estudos da Tradução - POSTRAD, da Universidade de Brasília - UnB, ela tem como objetivo  difundir as contribuições do desenvolvimento do pensamento científico no campo dos Estudos da Tradução, assim como de áreas afins do conhecimento, que permitam relativizar as fronteiras das Ciências Humanas para a interdisciplinaridade necessária aos estudos acadêmicos contemporâneos.